tag:blogger.com,1999:blog-70592213743161901052024-02-20T01:07:01.557-08:00Na Carriola de ArquimedesEducação & MatemáticaAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.comBlogger24125tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-23053973797400354952013-12-02T16:12:00.000-08:002013-12-02T16:12:55.724-08:00CURIOSIDADES NUMÉRICAS<br />
<br />
Em nossos vídeos apresentamos os processos mentais básicos à aprendizagem; abordamos, também, a percepção espacial e, ainda, o processo de aquisição do conceito de medida, sempre focando a criança.<br />
Desta vez, selecionamos um texto com algumas curiosidades numéricas direcionadas a quem já conhece as quatro operações aritméticas. Comecemos por duas questões que encerram desafios:<br />
1- Como repartir igualmente oito pães entre três pessoas?<br />
2- Será que é possível distribuir 35 animais entre três pessoas, tal que a primeira receba a metade do total; a segunda, um terço; e a terceira, um nono dos animais?<br />
Cada uma destas questões encerra um tipo de dificuldade que sugere a impossibilidade de solução. <br />
No entanto, eis o que Malba Tahan (pseudônimo adotado pelo professor Júlio Cesar de Mello e Souza, precursor da Educação Matemática no Brasil e, por isso, no dia de seu nascimento, 6 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Matemática, conforme Lei Federal nº 12.835, de 26/06/2013) nos propõe em suas obras:<br />
Para a primeira questão, que tal se cada pão for dividido em três partes? Assim, teremos 24 partes a serem distribuídas entre três pessoas.<br />
Para a segunda questão, basta juntar um animal aos 35 e tudo se tornará simples, pois, 36 é divisível por três. Assim fazendo, a 1ª pessoa receberá 18, a 2ª 12 e a 3ª 4, e ainda sobrarão dois animais!<br />
<br />
Vamos, agora, mostrar como adivinhar o dia e o mês de nascimento de uma pessoa. É fácil, mas será conveniente a utilização de uma calculadora. Comece pedindo à pessoa que:<br />
1- Digite o dia em que nasceu<br />
2- Multiplique por 2<br />
3- Adicione 3<br />
4- Multiplique o resultado por 50<br />
5- Subtraia 261<br />
6- Adicione o mês em que nasceu<br />
7- Apresente a você o resultado obtido.<br />
Com ele, você já pode descobrir o dia e o mês de nascimento da pessoa: basta adicionar mentalmente 111 ao resultado obtido; os dois primeiros algarismos revelarão o dia e, os dois últimos, o mês de aniversário da pessoa.<br />
Vejamos um exemplo, para quem nasceu em 25 de dezembro:<br />
1- Dia = 25<br />
2- × 2 = 50<br />
3- + 3 = 53<br />
4- × 50 = 2650<br />
5- - 261 = 2389<br />
6- + 12 = 2401<br />
7- + 111 = 2512<br />
Lembre-se de que, se você fizer mentalmente a adição do 111, dificilmente a pessoa irá perceber como você adivinhou a data de nascimento dela.<br />
Outra observação: se o resultado final for 2502, significará que a data de nascimento da pessoa é dia 25 de fevereiro. De modo semelhante, se o resultado for 605 significará o Dia Nacional da Matemática, 6 de maio.<br />
Aqui finalizamos esta série de vídeos e esperamos que tenham gostado.<br />
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-82047309585512177512013-11-23T07:33:00.001-08:002013-11-23T07:33:33.514-08:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 19 - Senso de Medida - Parte 3<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/jelc7dUd7ko" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-80424733381488934882013-11-15T19:14:00.001-08:002013-11-15T19:14:58.657-08:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 18 - Senso de Medida - Parte 2<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/zhdzfM0sN9s" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-59024339816063246912013-11-15T19:12:00.001-08:002013-11-15T19:12:59.486-08:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 17 - Senso de Medida - Parte 1<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/g3vxZzeov50" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-87542002437301801332013-11-02T14:55:00.000-07:002013-11-02T14:55:06.517-07:00PERCEPÇÃO ESPACIAL<br />
Introdução<br />
A percepção espacial também é conhecida por senso espacial. <br />
O ensino da Matemática nas escolas começa geralmente pela contagem e números, isto é, pela Aritmética. No entanto, seria mais natural se começasse pela Geometria, pois as crianças percebem primeiramente formas, cores, sons, e não quantidades.<br />
Sabemos que as primeiras noções infantis, tais como, perto/longe, dentro/fora, aberto/fechado, aqui/lá, para cá/para lá, junto/separado, parte/todo, são adquiridas com um forte auxílio da percepção espacial. Por isso, esta deveria receber especial atenção da escola.<br />
A importância que a percepção espacial assume no desenvolvimento infantil torna-se maior ainda se considerarmos que a criança se utiliza dessa percepção para ler, escrever, desenhar, andar, jogar (com objetos ou com o próprio corpo, sobre tabuleiros ou em quadras), pintar ou escutar música. Portanto, a percepção espacial da criança não serve apenas para auxiliá-la na exploração das formas geométricas, embora quanto maior ela for, mais fácil será a aprendizagem da geometria.<br />
Mas, quais são as habilidades que podem favorecer o desenvolvimento da percepção espacial das crianças? Ou então, o senso espacial infantil depende de quais habilidades espaciais? <br />
Elas se chamam: discriminação visual, memória visual, (de)composição de campo, conservação de forma e de tamanho, coordenação visual-motora e equivalência por movimento.<br />
Resumidamente, elas consistem no seguinte:<br />
<br />
1- Discriminação visual: é a habilidade de perceber semelhanças/diferenças entre figuras ou objetos. Ela é exigida quando, diante de um conjunto de objetos, a criança deve apontar os iguais, os diferentes, os parecidos. Exemplos: <br />
- dados três óculos e uma flor, indicar o diferente<br />
- ressaltar a semelhança observada entre dois automóveis e uma bicicleta<br />
- diante de quatro bolas e três dadinhos, todos de tamanhos diferentes, separar os parecidos.<br />
<br />
2- Memória visual: é a habilidade de lembrar-se daquilo que não está mais sob sua vista. Exemplos:<br />
- o que você fez ontem?<br />
- o que você viu hoje no caminho de sua casa até a escola?<br />
- descreva o seu quarto de dormir<br />
- qual é o nº da sua casa?<br />
<br />
3- (De)composição de campo: é a habilidade de focalizar uma parte diante do todo. A sua inversa é a de montar o todo juntando suas partes. Exemplos:<br />
- montar diferentes figuras com um tangram<br />
- dada uma figura poligonal, copiá-la<br />
- montar painel (ladrilhamento ou mosaico)<br />
- dado um conjunto de diferentes figuras poligonais, indicar quais são triangulares<br />
- localizar o desenho de um coelho camuflado em uma gravura cheia de detalhes<br />
- descobrir os “sete erros” comparando duas figuras parecidas<br />
<br />
4- Conservação de forma e de tamanho: será que a mudança na posição um objeto causa mudança no tamanho ou na forma dele? Exemplos: <br />
<br />
- observar um mesmo objeto, mas de dois modos diferentes:<br />
a) criança ficando fixa, mas mudando a localização do objeto<br />
b) mudando a localização da criança e mantendo a localização do objeto<br />
<br />
- mostrar dois objetos iguais, depois levar um deles para longe da criança<br />
- apresentar várias figuras iguais e colocá-las em diferentes posições.<br />
<br />
A conservação de forma é a habilidade de perceber o que não muda nos objetos ou figuras, mesmo que estejam em movimento ou que sejam apresentados em posições diferentes. Ela está presente quando a criança:<br />
- empina pipa<br />
- estiver sendo transportada<br />
- movimenta objetos<br />
- observa coisas que estão em movimento (bola,avião, ave,...)<br />
<br />
5- Coordenação visual-motora: é a habilidade de realizar duas ou mais ações simultaneamente. Exemplos:<br />
- conduzir o “ratinho” na tela do computador<br />
- pular corda<br />
-andar de bicicleta<br />
- ligar dois pontos (no papel/computador/quadro-negro)<br />
- jogar bola<br />
Todas estas atividades exigem a simultaneidade do “olhar” com o “fazer”, e algumas delas exigem também o sincronismo do movimento.<br />
<br />
6- Equivalência por movimento: é a habilidade pela qual se percebe a equivalência de forma entre figuras que estão em diferentes posições. Para comparar duas figuras, as crianças podem movimentar uma figura sobre a outra ou ao lado da outra, e esse movimento poderá ser de três tipos:<br />
a) translação: quando todos os pontos da figura obedecem a uma mesma direção. Esse tipo de movimento está presente quando abrimos uma gaveta, um estojo, uma porta de correr etc.;<br />
b) rotação: quando a figura gira em torno de um ponto ou eixo. É o caso da porta com dobradiças, relógio com ponteiros, ventilador, pião etc.;<br />
c) reflexão: quando ocorre imagem espelhada da figura. Observar no espelho a imagem de sua mão direita é uma boa oportunidade para constatar que ela parece ser sua mão esquerda.<br />
<br />
Para maiores informações, consulte LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 3.ed., 2011. (Coleção Formação de Professores).<br />
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-91497422963501773302013-10-25T19:14:00.001-07:002013-10-25T19:14:48.005-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 16 - Considerações sobre Percepção Esp...<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/rJc4ce4nstY" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-46008918129795773002013-10-20T16:07:00.001-07:002013-10-20T16:07:04.059-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 15 - Considerações sobre Percepção Esp...<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/HPI-bXb8Byo" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-66208966330337864362013-09-23T20:30:00.001-07:002013-09-23T20:30:55.468-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 14 - Equivalência por Movimento<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/YKDfsFGAVJU" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-69323813427867178302013-09-13T22:21:00.001-07:002013-09-13T22:21:15.489-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 13 - COORDENAÇÃO VISUAL - MOTORA<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/-zi4Lqe_BS4" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-4111856285918656602013-09-07T12:58:00.001-07:002013-09-07T12:58:50.072-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 12 - Conservação de Forma e Tamanho<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/j6lPoBOM30Q" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-24526519984407374662013-08-31T13:20:00.001-07:002013-08-31T13:20:05.713-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 11 - Composição e Decomposição de Campo<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/B2RWu_wXxYU" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-52139129352957017662013-08-24T22:14:00.001-07:002013-08-24T22:14:38.692-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 10 - Memória Visual<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/_wfGbaE8QfM" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-64349771382601089652013-08-16T20:43:00.001-07:002013-08-16T20:43:27.321-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 9 - Discriminação Visual<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/GL3L_reB1sQ" width="459"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-62737962077382120522013-08-15T07:07:00.001-07:002013-08-15T07:07:15.339-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 8 - Introdução à Percepção Espacial<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/ppMQGo8IU2o" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-3239251624419238752013-07-27T13:16:00.000-07:002013-07-27T13:16:56.381-07:00<b>ANTES DE APRENDER MATEMÁTICA</b><br />
<br />
Com seis anos de idade, as crianças começam o Ensino Fundamental. As propostas curriculares e os livros didáticos propõem que o ensino da Matemática comece pela contagem, isto é, por números, os quais são representados por símbolos, que são essencialmente abstrações. Isto nos leva a indagações: Será que a aprendizagem de números e contagem, com a devida compreensão, exige das crianças conhecimentos anteriores? Quais são esses conhecimentos? Será que nossos alunos de seis anos já os possuem?<br />
Assim pensando, propomos que o início das atividades escolares com vistas ao futuro estudo da Matemática, se dê pela introdução (ou revisão) do que podemos chamar de Percepção Matemática, a qual pode ser resumida em três tópicos: os processos mentais, a percepção espacial e o senso de medida .<br />
Vamos aqui apresentar uma síntese do primeiro deles.<br />
Os processos mentais são básicos para a aprendizagem não só da matemática e são compostos por correspondência, comparação, classificação, ordenação, inclusão e conservação. <br />
Vejamos o significado de cada um deles e algumas sugestões de abordagens para a sala de aula:<br />
<br />
1º)Correspondência: é o estabelecimento da relação “um a um”. Exemplos: <br />
- Um prato para cada pessoa <br />
- Cada xícara com um pires<br />
- Cada telefone tem seu número <br />
- Cada letra tem seu som <br />
- Cada número tem um nome<br />
- Cada quantidade corresponde a um número.<br />
<br />
2º)Comparação: é o estabelecimento de diferenças ou semelhanças. Exemplos:<br />
- Minha bolsa (mochila) está mais pesada que a sua<br />
- Cachorro tem quatro patas e galinha tem dois pés<br />
- José e Maria têm a mesma altura<br />
- Eu tenho seis anos e você tem cinco<br />
- Os dias são claros e as noites são escuras<br />
- O quadrado tem quatro lados e o triângulo tem três<br />
- O carro é menor que o avião. <br />
<br />
3º)Classificação: é o ato de separar ou agrupar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Exemplos:<br />
- Separar crianças por suas alturas<br />
- Agrupar frutas por suas cores<br />
- Separar animais por algum critério<br />
- Agrupar figuras por suas semelhanças.<br />
<br />
4º)Ordenação: é o ato de fazer suceder a cada elemento um outro, segundo algum critério. Exemplos:<br />
- Colocar os alunos em fila, do menor ao maior<br />
- Numerar as casas de uma mesma rua<br />
- Ordenar gravuras que representam cenas de uma história<br />
- Ordenar objetos idênticos na forma e no volume, mas de pesos diferentes<br />
- Mencionar uma palavra que evoque ordenação de fatos vivenciados pela criança, por exemplo, chuva, viagem, aniversário, para que ela conte como aconteceu.<br />
<br />
5º)Inclusão: é o ato de fazer abranger um conjunto por outro. Exemplos:<br />
- Bichos e plantas são seres vivos<br />
- Laranjas e bananas são frutas<br />
- Meus lápis e minhas canetas estão no estojo<br />
- Losangos e trapézios são quadriláteros<br />
- O Brasil fica na América Latina.<br />
<br />
6º)Conservação: é o ato de perceber que a quantidade não depende da forma, posição ou arrumação. Exemplos:<br />
- As medidas de uma caixa não se modificam ao mudar a caixa de posição<br />
- Uma “roda” formada por dez crianças pode ser grande ou pequena (não é o tamanho da roda que determina a quantidade de crianças).<br />
<br />
Obs: esses processos não são estanques, isto é, há interação entre eles; eles também não seguem a mesma ordem de evolução em todas as crianças; todos eles são básicos para que o conceito de número e a contagem sejam aprendidos significativamente.<br />
<br />
Observações importantes referentes à:<br />
<br />
<b>Correspondência<br />
</b><br />
Correspondência um a um é básica para a criança formar o conceito de número; no entanto, o fato de uma criança conseguir realizar com sucesso a correspondência “um a um” entre elementos de um conjunto A e os elementos de um conjunto B, não é garantia de que ela esteja percebendo que os conjuntos A e B possuem a mesma quantidade de elementos.<br />
Existe a correspondência de vários a um e a de um a vários. Exemplos: 10 unidades equivalem a uma dezena; no número 22, o mesmo algarismo pode significar 20 unidades ou 2 unidades.<br />
<br />
<b>Comparação<br />
</b><br />
Geralmente é mais fácil comparar dois elementos de uma mesma espécie; de espécies diferentes é mais difícil. Se forem três elementos é ainda mais difícil, mesmo que sejam de mesma espécie. <br />
Exemplo: qual é o animal mais alto: onça, coelho ou elefante? Crianças podem responder que é a onça porque a comparam com o coelho (só o par). O elefante só é indicado quando a criança faz a comparação direta entre elefante/coelho e elefante/onça. Ou então a criança pode utilizar a comparação indireta (noção de transitividade), isto é, “elefante é maior que onça e onça é maior que coelho, então elefante vai ser maior que coelho”.<br />
A comparação subsidia as noções de adição e de subtração. Exemplo: <br />
- João tem 10 bolinhas e José tem 6. O que fazer para que eles fiquem com quantias iguais? <br />
* um caminho: João dá 2 bolinhas a José<br />
* outro caminho: aumentar 4 bolinhas a José<br />
Note que a primeira solução significa dividir a diferença 4 por 2, enquanto que a segunda significa adicionar 4.<br />
A comparação será básica para a realização da classificação, ordenação, inclusão e conservação.<br />
Para auxiliar o desenvolvimento da habilidade de comparar nas crianças podemos utilizar material Cuisenaire, blocos lógicos, jogo dos sete erros, jogo do “qual é o diferente?”, tangram, polígonos.<br />
<br />
<b>Ordenação</b><br />
<br />
Os vocábulos terceiro, último, depois, esquerda, baixo, antes, frente, entre outros, denotam ordenação.<br />
A ordenação deve começar com 3 ou 4 elementos, considerando apenas uma das suas características.<br />
Quanto mais atributos (espécie, forma, tamanho, peso, cor, posição, etc), mais critérios de ordenação serão possíveis. O importante é a justificativa do critério.<br />
Utilize a lei de formação de repetições para criar ordenações.<br />
Quaisquer números ou palavras são exemplos de ordenação.<br />
<br />
<b>Inclusão</b><br />
<br />
“Existem mais mulheres ou mães?” Muitas crianças respondem “mães”. Muitos adultos acreditam que quadrado não é retângulo e é.<br />
Estas respostas mostram que a percepção da ideia de inclusão não é tão fácil quanto parece. Quando foi que você percebeu que o 6 está incluído no 7? Para contar 7 objetos é necessário antes contar 6 objetos. Ninguém faz 7 anos sem ter feito 6. Até então não lhe parecia que o 6 e o 7 eram diferentes e independentes entre si?<br />
Para favorecer a percepção infantil da ideia de inclusão pode-se utilizar as seguintes estratégias:<br />
Apresentar dois conjuntos separadamente, tal que um possa ser reconhecido como subconjunto do outro. Exemplo: criança e sua família.<br />
Apresentar um animal junto com quatro frutas para identificar o elemento que não se inclui na categoria da maioria.<br />
Apresentar quatro ou cinco objetos (carro, canoa, carroça, trem, bonde) para identificação do termo que abrange a todos (transporte).<br />
Dada uma palavra (ideia), por exemplo, escola, indicar elementos que se incluam nela (professor, cadeira, caderno, estudantes).<br />
Indagar: “o que tem mais?” Professores ou escolas? Carros ou rodas?<br />
<b><br />
Conservação</b><br />
<br />
Diante de dois conjuntos, cada um com nove bolinhas iguais, mas juntas em um conjunto e espalhadas no outro, podemos encontrar crianças que contarão nove bolinhas em cada conjunto, mas quando indagadas sobre qual conjunto tem mais bolinhas, dirão que o conjunto de bolinhas espalhadas.<br />
O mesmo pode ocorrer com dois pedaços de barbante de mesmo comprimento, mas apresentados um de modo esticado e outro em curva. <br />
Isto nos revela que tais crianças ainda não percebem que algumas propriedades dos objetos se conservam, independentemente de como eles são vistos. Portanto, não é justo cobrar dessas crianças uma aprendizagem numérica com o devido significado, pois, diante da contagem “1,2,3”, elas podem pronunciar “um, dois, três” sem, no entanto, terem compreendido que número “três” corresponde à quantidade final, significa o total e que não varia com cor, tamanho, posição ou localização da coisa que está sendo contada.<br />
<br />
<br />
Aos educadores, pais ou professores, uma mensagem final:<br />
<br />
Não há crianças iguais e a aprendizagem delas depende do método de ensino.<br />
Portanto, você pode ser a diferença entre a dificuldade e o êxito delas.<br />
<br />
<br />
Para maiores informações, consulte LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 3.ed., 2011. (Coleção Formação de Professores).<br />
<br />
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-35985057121174800362013-07-18T21:30:00.001-07:002013-07-18T21:30:22.829-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 7 - Conservação<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/-6IgTqgdd5w" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-90573612937220635602013-07-02T19:33:00.001-07:002013-07-02T19:33:22.086-07:00Na Carriola de Arquimedes - Video 6 - Inclusão<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/LSB3DJTCdpU" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-64868462988699491782013-06-29T21:50:00.001-07:002013-06-29T21:50:34.098-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 5 - Ordenação<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/2Qkg8JqXGvA" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-80959747351385166382013-06-29T21:35:00.001-07:002013-06-29T21:35:09.190-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 4 - Classificação<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/zYvHuOkXeNU" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-17498291623734574192013-06-29T21:20:00.001-07:002013-06-29T21:20:18.353-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 3 - Comparação<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/U2NhjLaG7Ew" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-13943235333981694242013-06-29T21:10:00.001-07:002013-06-29T21:10:10.515-07:00Na Carriola de Arquimedes - Vídeo 2 - Correspondência<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/dB0UNsQMn7c" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-25923022788840667132013-06-29T20:58:00.001-07:002013-06-29T20:58:19.112-07:00Vídeo 1: Algumas Considerações Sobre Educação<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="//www.youtube.com/embed/07o-waMqZCg" width="480"></iframe><br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-47486636545663390852013-06-17T19:30:00.000-07:002013-06-17T19:30:44.979-07:00<br />
<b>QUEM SOMOS</b><br />
<br />
<b>Sergio Lorenzato</b><br />
<br />
Tenho uma admiração profunda por Arquimedes, mas também adoro ficar pensando em maneiras diferentes de mostrar o Teorema de Pitágoras.<br />
Sempre gostei de ensinar Matemática, de preferência com o auxílio de material didático.<br />
Há décadas trabalho com formação de professores na Faculdade de Educação da Unicamp.<br />
Para quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, recomendo os livros:<br />
• EDUCAÇÃO INFANTIL E PERCEPÇÃO MATEMÁTICA – Editora Autores Associados, 2011, 3ª edição.<br />
• PARA APRENDER MATEMÁTICA - Editora Autores Associados, 2010, 3ª edição.<br />
• INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (em co-autoria) - Editora Autores Associados, 2009, 3ª edição.<br />
• O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (org.) - Editora Autores Associados, 2010, 3ª edição.<br />
<br />
<b>Ricardo Pombal</b><br />
<br />
Na minha casa sempre tem um pouquinho de música, algumas orquídeas e alguma coisinha saindo do forno. Gosto de poesia, toco bateria e dou aulas de física e de matemática. <br />
Depois que me formei em pedagogia pela Unicamp, vivo a brincar com números e a criar histórias para as crianças.<br />
Publiquei três livros: <br />
- O DRAGÃO DE HELOÍSA (Editora Roda & CIA, 2007)<br />
- UM CÃO CHMADO ROSCA (Editora Roda & CIA, 2011)<br />
- AS LÁGRIMAS DE YARA (Editora Dedinho de Prosa, 2011) - selecionado pelo Governo do Estado de São Paulo para integrar o projeto Livros na Sala de Aula. <br />
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7059221374316190105.post-29506064774404262532013-04-28T20:45:00.001-07:002013-06-17T19:10:24.551-07:00
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt;">TEXTO 1: APRESENTAÇÃO DO BLOG<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt; line-height: 150%;"><o:p> </o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt; line-height: 150%;">Este é
o blog Na Carriola de Arquimedes. Este espaço é destinado à reflexão e ao aperfeiçoamento
das práticas do ensino de matemática. Aqui você encontrará textos e vídeos que
proporcionarão uma maior compreensão sobre os processos mentais, as habilidades
de percepção espacial e o senso de medida das crianças, entre outros assuntos.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt; line-height: 150%;">Além
disso, você também encontrará sugestões de atividades para o ensino de
matemática, assim como alguns divertimentos e brincadeiras que poderão ser
realizados dentro da sala de aula.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span><span style="mso-tab-count: 1;"> </span>Nossa
proposta é que as atividades educacionais abordem vários processos mentais que
são fundamentais para a aprendizagem. Deste modo, o ensino pode ser facilitado
e se tornar mais interessante e interativo para os alunos.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt; line-height: 150%;">Lembre-se
de que cada história é única e que nossas sugestões deverão ser adaptadas a
cada realidade escolar. Também é importante dizer que é o professor a pessoa
mais indicada para esta tarefa, pois a sua vivência dentro da sala de aula
permitirá uma reflexão e uma abordagem mais adequadas ao seu contexto.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt; line-height: 150%;">Esperamos
que nosso trabalho contribua de alguma forma para a melhoria da rotina escolar.
Nos próximos vídeos comentaremos sobre os conhecimentos necessários que a
criança deve ter <b style="mso-bidi-font-weight: normal;">ANTES DE APRENDER MATEMÁTICA</b>.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial; font-size: 14pt; line-height: 150%;">Um grande abraço!<o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/05109338621462447880noreply@blogger.com1